Ei, psiu... Você aí, é com você mesmo que estou falando...rss Você admira, escreve, lê, enfim AMA Poesias? Este Blog é ESPECIALMENTE para VOCÊ! Seja Bem Vindo(a)! Entre, Leia, Divirta-se, e se quiser... comente também...rss A Cada momento um verso, uma poesia a cada dia, assim, vou representando da VIDA o dia-a-dia. Vanya Ollyver
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
O que é Poesia?
Você já se perguntou sobre o que é Poesia?
P O E S I A ! Poesia é tudo aquilo que você enxerga como poesia. Para alguns essas letras maiúsculas são apenas letras, para outros é um recurso de expressividade. Sim, Poesia tem a ver com Estilo. E Estilo cada um tem o seu. Estilo tem a ver com a emoção, com o apelo sensorial transmitido por meio das palavras. Palavras que se tornam uma coisa viva, palavras que choram e que riem.
A Poesia nasce da alma, da inspiração. Há quem diga que seja “transpiração” e não “inspiração”, mas sem esta o que seria? Um amontoado de palavras? Não. A Poesia é altamente expressiva, e não apenas vocábulos, seu sentido transcende ao do signo significante. Até mesmo João Cabral de Melo Neto, primo de Manuel Bandeira, precisava de uma inspiração e a inspiração dele era a folha branca. Ele escrevia numa folha branca e, quando ficou cego, não mais conseguia escrever e nem ao menos ditar os poemas. Cada artista, tem a sua inspiração. Uns precisam do sentimento, das experiências, das dores, das imagens e outros da folha branca!
Vejamos o Haikai, por exemplo, um poema haikai sem uma imagem não é nada, não é haikai. Para pertecer a esta classificação precisa ser “inspirado” numa imagem.
Mas você pode me perguntar: E a técnica? E os sonetos decassílabos de Camões?
Oras! A técnica é adquirida, é o estudo, é o esmero, é o esforço, mas a técnica não “vive” sozinha. De nada adiantaria ecsrever um poema com “n” técnicas sem o sabor da inspiração. De onde vem os temas? Da inspiração!
Primeiro, rascunha-se, anota-se, depois a técnica entra em questão. Se for o desejo do poeta, é claro. Há alguns que não revisam suas obras, para não lhes tirar o gosto profundo…
Paula Cristina
http://movimentoculturalgaia.wordpress.com/2009/10/03/o-que-e-poesia/
Assinar:
Postagens (Atom)