Ei, psiu... Você aí, é com você mesmo que estou falando...rss Você admira, escreve, lê, enfim AMA Poesias? Este Blog é ESPECIALMENTE para VOCÊ! Seja Bem Vindo(a)! Entre, Leia, Divirta-se, e se quiser... comente também...rss A Cada momento um verso, uma poesia a cada dia, assim, vou representando da VIDA o dia-a-dia. Vanya Ollyver
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Projeto: "A Glinha Ruiva"
PROINFO
TURMA: “U” 2012
Santa Maria - DF
Terça-feira: Matutino
Professor: José
Cursistas: Regiane Fernandes Braga e
Vânia Lúcia de Souza Oliveira
PROJETO
TEMA: A GALINHA RUIVA
SÉRIE A QUE SE DESTINA: EDUCAÇÃO INFANTIL
DURAÇÃO: 2 AULAS
Justificativa:
A criança na Educação Infantil encontra-se na fase de sua pré-leitura, que é um período preparatório para a fase de leitura. Nessa fase as crianças aprendem e desenvolvem capacidades e habilidades de sua linguagem oral, construção dos símbolos e também o desenvolvimento de sua percepção onde permitem a relação de suas palavras com as imagens.
Nessa fase os interesses da criança estão voltados para imagens e o mais importante: as histórias devem ser curtas, para que as crianças não se distraem durante as mesmas. O interesse das crianças são por livros com muitas imagens e pouca escrita, onde se permite a descoberta da linguagem visual muito antes da verbal.
Objetivo geral:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Analisar e julgar a atitude da personagem central de uma história infantil quanto ao que é certo e o que é errado.
- Comparar as suas análises e julgamentos realizados sobre a ação da personagem da história com as dos colegas de sala de aula.
- Perceber a diversidade de opiniões referentes à análise e julgamento de atitudes, tendo em vista os dilemas morais.
Objetivos específicos
- Estimular a criatividade, a imaginação e a fantasia.
- Exteriorizar emoções e sentimentos.
- Expressar ideias e opiniões com espontaneidade.
- Incentivar o trabalho coletivo.
- Ampliar e explorar o vocabulário.
- Contribuir para a organização do pensamento.
- Contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral.
- Promover a socialização e o entrosamento.
- Desenvolver a leitura para crianças ainda não alfabetizadas;
- Incentivar a leitura simbólica e visual de forma lúdica;
- Desenvolver e despertar o gosto pela leitura e o desenvolvimentos das histórias com inicio, meio e fim;
- Proporcionar um ambiente integrador e estimulador onde a criança será o papel principal no desenvolvimento de sua oralidade;
Conteúdos trabalhados:
- Criatividade, imaginação, coordenação motora e interesse pela leitura.
Estratégias / Procedimentos
- O professor deverá convidar os alunos para assistir a um vídeo sobre a história infantil: “A Galinha Ruiva.”
- Conversar sobre a história ressaltando a importância da amizade e cooperação.
- Falar sobre as personagens da história: A galinha, o pato, o gato, o cão. O que eles falaram para a galinha? Eles ajudaram a galinha? Quem ajudou a galinha?
Materiais necessários:
- Slides com a história: A Galinha Ruiva
- Livro da história: A Galinha Ruiva
- Lápis de cor, giz de cera e canetinha;
- Folhas de papel A4;
- Vídeo: A Galinha Ruiva - http://www.youtube.com/watch?v=hUpWIPsPA-w
Avaliação:
A avaliação ocorrerá durante a aula partindo da observação direta de atitudes e participação das crianças durante a apresentação da história e as atividades proporcionadas pelo professor.
Atividades:
1- Vamos colorir e montar a história na sequencia dos acontecimentos.
2- Que legal! Vamos montar um quebra-cabeça?
Primeiro vamos pintar e deixar a Galinha Ruiva bem bonita!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário